Foto: Delci Augusto Becker (Arquivo pessoal)
A sexta-feira (22) começou com forte instabilidade em Santa Maria, marcada pela queda de granizo no início da manhã. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, o dia deve seguir instável, com risco de novas ocorrências de granizo, especialmente durante a manhã, além de grande variação de temperaturas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com Verardo, os termômetros começaram o dia na casa dos 17°C a 18°C, mas a tendência é de rápida elevação com a chegada do vento norte, podendo alcançar até 29°C no decorrer da tarde, caso a neblina não interfira. Apesar da chuva diminuir no fim da manhã e durante a tarde na região de Santa Maria, localidades próximas, como São Sepé e Caçapava do Sul, seguem com tempo instável. Somente nesta madrugada, Caçapava do Sul registrou 80 mm de chuva, São Gabriel 72 mm e Vila Nova do Sul 71 mm.
A projeção para as próximas horas, no entanto, é de intensificação da instabilidade. Entre a noite desta sexta e o sábado (23), uma frente fria avança pela região, trazendo chuva volumosa, com acumulados que podem ultrapassar 70 mm, acompanhada de descargas elétricas e risco de novo granizo. O sábado será marcado por chuva forte durante praticamente todo o dia, destaca Verardo.
Além da chuva, a queda de temperatura será significativa. A máxima no sábado deve ser registrada ainda na madrugada, com 18°C, enquanto à noite, os termômetros podem cair para 9°C. No domingo (24), a tendência é de tempo firme, mas com frio intenso: mínima de 5°C e máxima de apenas 14°C.
Para a próxima semana, o cenário se estabiliza. De domingo até quinta-feira (28), a previsão é de tempo seco, ensolarado e temperaturas amenas.